✅ As Berlengas localizam-se na costa oeste da Península Ibérica, a Ocidente do Cabo Carvoeiro – Peniche e são um arquipélago constituído por um enorme bloco de granito, representado por três pequenos ilhéus – a Berlenga Grande, que ilustra ⅔ da superfície total da ilha, estando separada devido a uma erosão marítima de uma ilha mais pequena, a Ilha Velha, acompanhada por dois recifes adjacentes, as Estelas e os Farilhões.

✅ É uma Reserva Natural, a qual não oferece fáceis acessos a toda a ilha (unicamente de acesso aéreo ou marítimo), existindo no entanto, 2 Km de trilhos onde é possível desfrutar da beleza única de grande parte da ilha.

✅ As Berlengas possuem desde de 2011 o selo da Unesco, como Reserva Mundial da Biosfera, pois representam uma exímia importância relativamente ao seu precioso ecossistema, recheado de uma fauna de grande valor ao nível marinho e avifauna, tal como ao nível botânico.

Visitar Berlengas

Visitar Berlengas

✅ A reserva marinha conta com cerca de 10 ha enquanto que a reserva terrestre com 104ha., onde a Berlenga e as Estelas são constituídas por rochas magmáticas, de granitos vermelhos e os Farilhões, de rochas metamórficas, ou seja, xistos e gnaisses.

✅ As montanhas deste arquipélago estão repletas de falhas tectónicas que ocasionaram belíssimas grutas, visitadas por milhares de pessoas por ano.

✅ O seu clima tem uma grande influência atlântica, mas também mediterrânea, promovendo por vezes ventos muito fortes. Chove intensamente nos meses de Inverno e é por vezes bastante árido nas meias estações.

Partilhar esta página

Facebook Google Pinterest
StumbleUpon Twitter