As Berlengas são um local onde a paisagem natural é de uma notável beleza, devido à mínima intervenção por parte do Homem, encontrando-se completamente preservado.

Este pequeno arquipélago é conhecido como a ilha tropical portuguesa, pois apresenta águas cristalinas, em tons de verde, com características verdadeiramente selvagens.

Linda paisagem nas Berlengas

Linda paisagem nas Berlengas

Esta Reserva Natural tem um significativo e vasto número de espécies de animais e plantas que são únicos no território português.

Sendo uma área com bastante interesse científico ao nível botânico, ao nível da flora, podemos encontrar mais de cem espécies de plantas, como malmequeres amarelos, papoilas, morriões das areias, armerias, silenes, entre outras.

A fauna é igualmente rica, representada por aves que nidificam unicamente nas Berlengas, como o Airo, o símbolo desta reserva natural (uma ave que apresenta características semelhantes ao pinguim na Antártida).

Outras aves presentes neste pequeno arquipélago são o Falcão-Peregrino, a Cagarra, as Rolas-do-Mar, o Corvo Marinho de Crista, a Andorinha-dos-Beirais e a gaivota-de-patas-amarelas também conhecida por gaivota-argêntea.

As Berlengas é um importante ponto de abastecimento e de passagem para aves migratórias, dando-nos a oportunidade de, através de uns binóculos, desfrutar deste fenómeno migratório.

Existem muitas espécies piscícolas, como o coelho-bravo, o rato preto e a lagartixa de bocage.

Estão identificadas, também, nos 10 ha de reserva marítima, cerca de setenta espécies de peixe (Carapau, Cavala, Sardinha, etc), tal como outras espécies marinhas, como o polvo, a estrela do mar ou as anémonas.

Partilhar esta página

Facebook Google Pinterest
StumbleUpon Twitter