Onde comer nas Berlengas

Tal como o alojamento, as possibilidades de comprar comida ou de comer fora nas Berlengas são poucas. Estão a funcionar apenas dois Restaurantes e um Mini-Mercado, com serviço de Bar.

Não existem muitas opções pelo que será melhor levar consigo para o arquipélago os abastecimentos que julgar necessários. Mas não esqueça: mantenha o espaço limpo e leve consigo todo o lixo gerado.

Existe na Berlenga o Restaurante Mar e Sol e um refeitório no Forte São João Baptista e podem-se comprar artigos de mercearia no Castelinho. Mas leve dinheiro vivo, porque em lugar algum das Berlengas são aceites cartões de crédito ou Multibanco

NOTA: É bastante aconselhável viajar prevenido com os mantimentos necessários para as Berlengas, especialmente se for acampar. É também muito importante não esquecer de levar água potável.

Restaurante Mar e Sol

O Restaurante Mar e Sol (pertencente à Pensão Pavilhão Mar e Sol) é o restaurante principal das Berlengas. Tem uma esplanada bastante agradável, com uma vista muito bonita para a praia e para o mar.

Conta com um óptimo serviço de mesa, com uma comida deliciosa e a um preço bastante acessível. Os pratos mais aconselhados são, naturalmente, os de peixe assado (fresco) ou as caldeiradas de peixe.

Trata-se do único restaurante digno desse nome existente nas Berlengas, e é também o único lugar para dormir com algum conforto no arquipélago, encontrando-se integrado no casario do Bairro dos Pescadores. Tem uma ampla esplanada onde são servidas as especialidades da casa, pratos à base de peixe, com destaque para a grande caldeirada que aqui se pode comer.

Tenha em conta que sendo o único espaço para comer pode por vezes ser difícil conseguir uma mesa. Em termos de preços, prepare uns 15 Euros para a refeição completa. Note que o restaurante Mar e Sol não se encontra aberto todo o ano, iniciando a sua actividade sazonal em meados de Maio e encerrando em Setembro.

Forte de São João Baptista

O Forte de São João Baptista, para além dos quartos, conta também com um mini-mercado e com um restaurante, um lugar que não deve deixar de visitar para fazer a sua refeição.

É possível tomar uma refeição no forte, com um certo factor de imprevisibilidade, porque tudo ali funciona de forma bastante informal. O que ali existe não é bem um restaurante. Parece-se mais com uma tasca, e o menu… bem… é o que houver no dia. Pode ser que se arranjem umas bifanas, uns cachorros quentes ou um prato com uns pastéis de bacalhau.

Conte com um valor médio de 7 Euros. Note contudo que para ter acesso à tasca do forte é preciso ser-se hóspede. Quem vier passar o dia às Berlengas ou pernoitar noutro local, não poderá contar com esta possibilidade.

Mini-Mercado Castelinho

No Mini-Mercado Castelinho, pode tomar um óptimo pequeno-almoço e comprar produtos essenciais que não tenha trazido logo consigo na viagem.