Para quem gosta de Turismo de Natureza, visitar as Berlengas é uma das experiências e locais mais interessantes em Portugal, pois estamos perante uma paisagem que praticamente foi intocada pelo Homem e de grande interesse científico, uma vez que a sua fauna e flora se encontra no mais puro estado selvagem.

Desde o século XV que D. Afonso V referiu que este conjunto de ilhéus fosse uma área protegida, sendo mais tarde, declarada como Reserva Natural da Biosfera, pela UNESCO. Diariamente, cerca de 350 pessoas, podem visitar a ilha e os acessos são unicamente marítimos ou aéreos.

Fortaleza das Berlengas, visitar Berlengas

Forte de São João Baptista, visitar Berlengas

✅ Quando chegar, visite o monumento principal da ilha, o Forte de São João Baptista, que foi construído no formato de um polígono heptagonal irregular, bastante importante na defesa deste local bastante isolado e repare no Farol Duque de Bragança, que se localiza no ponto mais alto da Berlenga Grande, de 29 metros de altura.

Farol Duque de Bragança também chamado de Farol da Berlenga

Farol Duque de Bragança também chamado de Farol da Berlenga

✅ A ilha tem praias lindíssimas, sendo que a mais frequentada é a Praia do Carreiro do Mosteiro. É ideal desfrutar desta praia após de uma caminhada pelos trilhos delimitados. No entanto, conheça também outras praias, como a Praia do Forte ou a Praia Cova do Sonho, que mesmo com pouca areia, apresentam uma beleza indescritível.

Praia do Forte nas Berlengas

Praia do Forte nas Berlengas

✅ Enquanto passeia por esta maravilhosa ilha, aproveite para conhecer a avifauna aqui presente neste verdadeiro observatório natural. Não se esqueça da câmara fotográfica, pois aqui terá paisagens lindíssimas para registar e para mais tarde recordar.

Paisagem das Berlengas em Portugal

Paisagem das Berlengas em Portugal

✅ Pode também fazer excursões de barco, onde poderá visitar maravilhosas grutas (Gruta da Flandres, Greta da Inês, Gruta do Brandal, Gruta Azul, Gruta Muxinga e a Gruta da Lagosteira), tal como poderá fazer mergulho ou simplesmente mergulhar nas maravilhosas águas verdes e cristalinas.

Grutas nas Berlengas

Grutas nas Berlengas

✅ Visite também o Centro de Visitantes a fim de compreender melhor o habitat presente nas Berlengas e o trabalho feito por esta equipa de biólogos, que estarão sempre presentes para lhe contar a história destas ilhas e dos seus animais e plantas.

🔗 Outros sites sobre as Berlengas:

  1. http://berlengas.no.sapo.pt/ – Poderá encontrar neste site toda a informação básica sobre as Berlengas elaborado por Luis A. C. Silva, um verdadeiro apaixonado por este lugar.
  2. http://www.viajarentreviagens.pt/portugal/berlengas-um-paraiso-selvagem-e-aqui-tao-perto/ – O blog de viagens da Carla e do Rui – Viajar entre Viagens tem um interessante artigo sobre as Berlengas, um paraíso selvagem… e aqui tão perto.
  3. http://www.viamar-berlenga.com/ – Esta empresa dedica-se às viagens de barco Peniche-Berlengas_Peniche desde 1958. Aqui poderá toda a informação necessária para embarcar nesta viagem, tal como os seus horários, preços e algumas dicas importantes para que tudo corra da melhor forma.
  4. http://www.cm-peniche.pt/turismo_ilhaberlenga – A Câmara Municipal de Peniche dedica parte do seu site às Ilhas das Berlengas, a fim de informar da melhor forma os visitantes através de fotografias e descrição das mesmas.
  5. http://www.icnf.pt/portal/ap/r-nat/rnb РO Instituto da Conserva̤̣o da Natureza e das Florestas tem como misṣo, atrav̩s deste site, informar todos os Estatutos de conserva̤̣o, legisla̤̣o, ordenamento e gesṭo da Reserva Natural das Berlengas.
  6. http://www.berlengas.eu/ РUm site dedicado ao arquip̩lago das Berlengas, com o principal objectivo de esclarecer os visitantes acerca do que aqui podem encontrar, nomeadamente sobre o seu habitat e suas esp̩cies.
  7. http://ilhadasberlengas.no.sapo.pt/berlengas.html РUm blog com fotografias e com a informa̤̣o essencial sobre a Ilha das Berlengas.
  8. http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-reserva-natural-das-berlengas-18095 – Artigo sobre as Berlengas integrado num site de promoção turística.
  9. http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-reserva-natural-das-berlengas-18095 – Artigo sobre as Berlengas integrado num site de promoção turística.
  10. http://www.joaoleitao.com/viagens/portugal/ – O blog de viagens do João Leitão, na sua página sobre Portugal, aponta as Ilha das Berlengas como um dos lugares mais bonitos do país.
  11. http://www.ilhadaberlenga.com/a-ilha-da-berlenga/ – Site informativo simples sobre o que é necessário para chegar à Ilha das Berlengas, tal como provém de conselhos úteis que deve conhecer antes de visitar esta ilha.
  12. https://www.facebook.com/aaberlenga – Facebook da Associação dos Amigos das Berlengas, colectivo que se dedica à preservação do Forte de São João Baptista.
  13. http://www.lifecooler.com/artigo/passear/reserva-natural-da-berlenga/306262/ – Artigo sobre as Berlengas integrado num site de promoção turística.

Partilhar esta página

Facebook Google Pinterest
StumbleUpon Twitter