O que visitar nas Berlengas Portugal

Para quem gosta de Turismo de Natureza, visitar as Berlengas é uma das experiências e locais mais interessantes em Portugal.

O Arquipélago das Berlengas tem uma paisagem que praticamente foi intocada pelo Homem e de grande interesse científico, uma vez que a sua fauna e flora se encontra no mais puro estado selvagem.


Top 3 Berlengas


Forte de São João Baptista



Praia da Berlenga Grande



Farol Duque de Bragança


Desde o século XV que D. Afonso V referiu que este conjunto de ilhéus fosse uma área protegida, sendo mais tarde, declarada como Reserva Natural da Biosfera pela UNESCO.

Diariamente, cerca de 350 pessoas, podem visitar a ilha e os acessos são unicamente marítimos ou aéreos.

Reserva Natural da Biosfera pela UNESCO

História do local


Existem vestígios humanos nas Berlengas datados do primeiro milénio antes de Cristo, quando se crê terem sido consideradas um lugar sagrada, dedicado ao culto de Baal-Melkart.

A primeira referência histórica é encontrada mais tarde, na obra Geografia, de Ptolomeu, datada do século II a.C. e, um pouco mais tarde, os Romanos  chamaram Saturno às Berlengas.

Ao longo dos tempos fundearam aqui navios fenícios, árabes, vikings e, mais tarde, franceses e ingleses.

No século XV estabeleceram-se ali alguns pescadores e uns cem anos mais tardes os monges da Ordem de São Jerónimo criaram um mosteiro que para além da reclusão devida aos religiosos pretendia auxiliar as vítimas dos muitos naufrágios que na altura por ali ocorriam.

Reserva Natural das Berlengas

O que fazer nas Berlengas


Passeios de Barco

Passeio e excursões de barco nas Berlengas

Snorkeling

Praia do Forte nas Berlengas

Praia

Praia da Berlenga Grande

Caminhadas

Fazer caminhadas nas Berlengas

Mergulho

Fazer mergulho nas Berlengas

Observação de aves

Percursos interpretativos nas Berlengas

Percursos interpretativos

Percursos interpretativos nas Berlengas

Kayak e canoagem

Fazer Kayak e canoagem nas Berlengas

Fotografia e vídeo

Fazer Kayak e canoagem nas Berlengas

Para os amantes das aves, as Berlengas são um verdadeiro observatório, o qual acolhe colónias de gaivotas-argênteas, corvos-marinhos-de-crista, falcões-peregrinos, entre outros.


Fim de semana nas Berlengas



Dicas para melhor visitar as Berlengas


  1. Quando chegar, visite o monumento principal da ilha, o Forte de São João Baptista, que foi construído no formato de um polígono heptagonal irregular, bastante importante na defesa deste local bastante isolado e repare no Farol Duque de Bragança, que se localiza no ponto mais alto da Berlenga Grande, de 29 metros de altura.
  2. A ilha tem praias lindíssimas, sendo que a mais frequentada é a Praia do Carreiro do Mosteiro. É ideal desfrutar desta praia após de uma caminhada pelos trilhos delimitados.
  3. Conheça também outras praias, como a Praia do Forte ou a Praia Cova do Sonho, que mesmo com pouca areia, apresentam uma beleza indescritível.
  4. Enquanto passeia por esta maravilhosa ilha, aproveite para conhecer a avifauna aqui presente neste verdadeiro observatório natural.
  5. Não se esqueça da câmara fotográfica, pois aqui terá paisagens lindíssimas para registar e para mais tarde recordar.
  6. Pode também fazer excursões de barco, onde poderá visitar maravilhosas grutas (Gruta da Flandres, Greta da Inês, Gruta do Brandal, Gruta Azul, Gruta Muxinga e a Gruta da Lagosteira), tal como poderá fazer mergulho ou simplesmente mergulhar nas maravilhosas águas verdes e cristalinas.
  7. Visite também o Centro de Visitantes a fim de compreender melhor o habitat presente nas Berlengas e o trabalho feito por esta equipa de biólogos, que estarão sempre presentes para lhe contar a história destas ilhas e dos seus animais e plantas.
  8. Pode subir dentro do farol, basta chegar à porta e pedir ao senhor faroleiro.
  9. Veja ainda a nossa página: O que Fazer nas Berlengas.

Desde meados de 2019 que foi estabelecido um limite para o número de pessoas autorizadas a permanecer em simultâneo nas Berlengas. A possibilidade de regular o número de visitantes encontrava-se prevista no Plano de Ordenamento da Reserva Natural das Berlengas desde 2008, mas foi apenas em 2019 que se decidiu colocar em prática a medida.


Tours nas Berlengas


Pode reservar online para facilitar a sua viagem às Berlengas.


Mapa das Berlengas


Mapa do Arquipélago das Berlengas feito pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

O que visitar nas Berlengas Portugal

Locais de Interesse


Os locais principais para visitar:

Praia da Berlenga Grande

Praia da Berlenga Grande

Berlengas PT
A Praia da Berlenga Grande é a praia mais famosa da Ilha da Berlenga Grande. Situa-se junto ao Bairro dos...
Read More
Forte de São João Baptista

Forte de São João Baptista

Berlengas PT
O Forte de São João Baptista fica situado na ilha da Berlenga Grande. A sua estrutura militar será a construção...
Read More
Bairro dos Pescadores

Bairro dos Pescadores

Berlengas PT
O Bairro dos Pescadores é a única povoação em todo o Arquipélago das Berlengas. Localiza-se na encosta sul da chamada...
Read More
Farol Duque de Bragança

Farol Duque de Bragança

Berlengas PT
Quando vem de barco desde Peniche, e começa a aproximar-se da ilha da Berlenga Grande há logo algo que se...
Read More

E os locais secundários para visitar:


Sítio do Moinho


Parque de Campismo das Berlengas

Sobre o Bairro dos Pescadores, no topo da colina, encontra-se uma curiosa ruína, que corresponderá ao que restou de um farol e torre de vigia ali construído na época romana, sendo datado do período de tempo entre os séculos I a.C. e I.

O espólio de artefactos arqueológicos ali encontrados é rico, consistindo sobretudo de fragmentos de louça romana.

Na realidade, o nome de Sítio do Moinho é dado ao topo da encosta, provavelmente devido à existência no local de um moinho, a que se referem os locais identificando-o com uma outra ruína que se pode ali ver.


O Castelinho


O Castelinho Berlengas

Apesar do seu estilo castelar, a estrutura foi erigida em meados do século XX, mais especificamente em 1952.

Alguns dos blocos de pedra usados na sua construção tinham sido talhados para o mosteiro que outrora existiu na área.

Acredita-se que o Castelinho, que actualmente alberga um minimercado e um café, se encontra no ponto onde no século XVI havia uma torre de atalaia, debruçada sobre o antigo porto das Berlengas.


Bateria de Figueiras


Bateria de Figueiras

Junto à Enseada de Figueiras encontram-se vestígios de uma estrutura antiga. Os curiosos interrogar-se-ão sobre a sua história e finalidade.

Bem, trata-se de uma das estruturas militares construída em 1812, segundo um projecto da autoria de um Sargento Mor do Real Corpo de Engenheiros, enquadrado no plano de defesa contra as invasões napoleónicas.

Seria uma plataforma dotada de peças de artilharia, não coberta, onde os canhões se encontravam alinhados e prontos a abrir fogo sobre qualquer ameaça que se aproximasse.


Horta dos Reformados


Visitar Berlengas

Este recinto é relativamente contemporâneo, encontrando-se na face norte da enseada do Forte.

Tem cerca de 20 metros de lado, com um muro construído com pedra granítica sem traços de utilização de cimento ou argamassa.

Segundo rezam as memórias dos mais antigos, a área cercada era utilizada para a prática da horticultura, colocada a salvo dos ventos fortes e da voracidade dos animais.


Centro Interpretativo


Reserva Natural das Berlengas

O Centro Interpretativo e de Apoio aos Visitantes trata-se de um pequeno espaço de apenas 17 m2, localizado no Bairro dos Pescadores, onde o visitante encontrará uma exposição explicativa, com diversos painéis e meios audiovisuais. A entrada é gratuita.


Perguntas Frequentes


É bom visitar as Berlengas no Verão?

A Berlenga é um excelente destino no Verão, especialmente nos dias mais quentes, quando o resto do país é submetido a um calor abrasador.

As temperaturas são sempre um pouco mais baixas aqui, por influência do oceano que abrasa o istmo de Peniche e sobretudo as Berlengas.

É verdade que há mais turistas, mas de qualquer modo existe um limite de pessoas admitido diariamente no arquipélago, pelo que a situação não se torna nunca verdadeiramente incomodativa.

Contudo, se planeia pernoitar num dos hotéis em Peniche, tente fazer a reserva do seu alojamento com a antecedência possível, o mesmo se aplicando para as Berlengas e para a travessia de barco.

Qual a melhor altura para visitar as Berlengas?

Junho e Setembro são meses muito agradáveis para se viajar em Portugal, e Peniche e as Berlengas não são excepção.

Os dias prometem muito céu azul, pouca ou nenhuma chuva e temperaturas amenas, adequadas para o desfrute da Natureza e para explorar a região ao abrigo do calor que se faz tipicamente sentir no verão.

Além disso, existem menos turistas, tornando a logístico algo mais simples e oferecendo um pouco mais de privacidade nos lugares mais concorridos.

Pode-se visitar as Berlengas fora dos meses do Verão?

Nos restantes meses do ano podem levantar algumas dificuldades, especialmente nas Berlengas.

Existem menos ligações e a embarcação principal que efectua a rota encontra-se inactiva.

O único restaurante do arquipélago só abre entre Maio e Setembro e se é mais fácil reservar alojamento e viagens, outros aspectos da estadia serão mais complicados.

Qual a melhor época para observação de aves nas Berlengas?

A observação de aves nas Berlengas é mais fértil entre Setembro e Novembro, durante a altura da migração pré-nupcial e quando as condições físicas de observação estão no seu melhor.

Pode-se visitar as Berlengas no Inverno?

Nos meses invernosos, sensivelmente entre Novembro e Abril, deverá estar preparado para enfrentar condições climatéricas inclementes. O que poderá oferecer experiências inesquecíveis.

O mar para chegar às Berlengas é perigoso?

O mar alteroso de Peniche é mítico, e as vagas a esmagar-se contra as rochas, fazendo erguer colunas de espuma branca a alturas incríveis, são um espectáculo impressionante.

Mas toda essa beleza poderá voltar-se contra si na hora de navegar até às Berlengas ou no regresso, sendo possível que as viagens sejam inviabilizadas pelas condições do mar.

É possível levantar dinheiro nas Berlengas?

Não, não existem máquinas de Multibanco no arquipélago e nenhum dos locais disponíveis para pernoitar, comer ou comprar abastecimentos aceita pagamentos com cartão.

Existe electricidade nas Berlengas?

O ilhéu da Berlenga tem um gerador que abastece uma rede local de electricidade, mas funciona apenas até às 23 horas.

Como saber se determinada empresa está autorizada para efectuar a ligação às Berlengas ou qualquer outra actividade turística na região?

Para uma lista completa das empresas autorizadas, quer para o transporte para as Berlengas, quer para as actividades turísticas ali desenvolvidas, consulte a nossa página de como chegar às Berlengas.


Sites úteis sobre as Berlengas


  1. https://www.joaoleitao.com/viagens/visitar-berlengas-portugal/ – Guia de viagem sobre as Berlengas com dicas e informação prática de como chegar, o que ver e onde ficar alojado.
  2. http://berlengas.no.sapo.pt/ – Poderá encontrar neste site toda a informação básica sobre as Berlengas elaborado por Luis A. C. Silva, um verdadeiro apaixonado por este lugar.
  3. http://www.viajarentreviagens.pt/portugal/berlengas-um-paraiso-selvagem-e-aqui-tao-perto/ – O blog de viagens da Carla e do Rui – Viajar entre Viagens tem um interessante artigo sobre as Berlengas, um paraíso selvagem… e aqui tão perto.
  4. http://www.viamar-berlenga.com/ – Esta empresa dedica-se às viagens de barco Peniche-Berlengas_Peniche desde 1958. Aqui poderá toda a informação necessária para embarcar nesta viagem, tal como os seus horários, preços e algumas dicas importantes para que tudo corra da melhor forma.
  5. https://www.cm-peniche.pt/visitar/galeria – A Câmara Municipal de Peniche dedica parte do seu site às Ilhas das Berlengas, a fim de informar da melhor forma os visitantes através de fotografias e descrição das mesmas.
  6. http://www.icnf.pt/portal/ap/r-nat/rnb – O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas tem como missão, através deste site, informar todos os Estatutos de conservação, legislação, ordenamento e gestão da Reserva Natural das Berlengas.
  7. http://www.berlengas.eu/ – Um site dedicado ao arquipélago das Berlengas, com o principal objectivo de esclarecer os visitantes acerca do que aqui podem encontrar, nomeadamente sobre o seu habitat e suas espécies.
  8. http://ilhadasberlengas.no.sapo.pt/berlengas.html – Um blog com fotografias e com a informação essencial sobre a Ilha das Berlengas.
  9. http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-reserva-natural-das-berlengas-18095 – Artigo sobre as Berlengas integrado num site de promoção turística.
  10. http://www.ilhadaberlenga.com/a-ilha-da-berlenga/ – Site informativo simples sobre o que é necessário para chegar à Ilha das Berlengas, tal como provém de conselhos úteis que deve conhecer antes de visitar esta ilha.
  11. https://www.facebook.com/aaberlenga – Facebook da Associação dos Amigos das Berlengas, colectivo que se dedica à preservação do Forte de São João Baptista.
  12. http://www.lifecooler.com/artigo/passear/reserva-natural-da-berlenga/306262/ – Artigo sobre as Berlengas integrado num site de promoção turística.


Alojamento em Peniche


Booking.com
Hotel-MH-Peniche