Onde comer nas Berlengas

Tal como o alojamento, as possibilidades de comprar comida ou de comer fora nas Berlengas são poucas. Estão a funcionar apenas dois Restaurantes e um Mini-Mercado, com serviço de Bar. Leve dinheiro vivo, porque em lugar algum das Berlengas são aceites cartões de crédito ou Multibanco.

Não existem muitas opções pelo que será melhor levar consigo para o arquipélago os abastecimentos que julgar necessários. Mas não esqueça: mantenha o espaço limpo e leve consigo todo o lixo gerado. Existe na Berlenga o Restaurante Mar e Sol e um refeitório no Forte São João Baptista e podem-se comprar artigos de mercearia no Castelinho.

Atenção: É bastante aconselhável viajar prevenido com os mantimentos necessários para as Berlengas, especialmente se for acampar. É também muito importante não esquecer de levar água potável.


Restaurantes nas Berlengas


Restaurante Mar e Sol


O Restaurante Mar e Sol (pertencente à Pensão Pavilhão Mar e Sol) é o restaurante principal das Berlengas. Tem uma esplanada bastante agradável, com uma vista muito bonita para a praia e para o mar.

Conta com um óptimo serviço de mesa, com uma comida deliciosa e a um preço bastante acessível. Os pratos mais aconselhados são, naturalmente, os de peixe assado (fresco) ou as caldeiradas de peixe.

Trata-se do único restaurante digno desse nome existente nas Berlengas, e é também o único lugar para dormir com algum conforto no arquipélago, encontrando-se integrado no casario do Bairro dos Pescadores. Tem uma ampla esplanada onde são servidas as especialidades da casa, pratos à base de peixe, com destaque para a grande caldeirada que aqui se pode comer.

Tenha em conta que sendo o único espaço para comer pode por vezes ser difícil conseguir uma mesa. Em termos de preços, prepare uns 15 Euros para a refeição completa. Note que o restaurante Mar e Sol não se encontra aberto todo o ano, iniciando a sua actividade sazonal em meados de Maio e encerrando em Setembro.


Forte de São João Baptista


O Forte de São João Baptista, para além dos quartos, conta também com um mini-mercado e com um restaurante, um lugar que não deve deixar de visitar para fazer a sua refeição.

É possível tomar uma refeição no forte, com um certo factor de imprevisibilidade, porque tudo ali funciona de forma bastante informal. O que ali existe não é bem um restaurante. Parece-se mais com uma tasca, e o menu… bem… é o que houver no dia. Pode ser que se arranjem umas bifanas, uns cachorros quentes ou um prato com uns pastéis de bacalhau.

Conte com um valor médio de 7 Euros. Note contudo que para ter acesso à tasca do forte é preciso ser-se hóspede. Quem vier passar o dia às Berlengas ou pernoitar noutro local, não poderá contar com esta possibilidade.


Mini-Mercado Castelinho


No Mini-Mercado Castelinho, pode tomar um óptimo pequeno-almoço e comprar produtos essenciais que não tenha trazido logo consigo na viagem.


Restaurantes em Peniche


Em Peniche há muitos restaurantes famosos pela sua qualidade. Vagueando pela cidade perceberá que vários lugares a servir peixe fresco e uma grande variedade de pratos tradicionais portugueses. Seguindo os comentários e opiniões de vários clientes, listamos agora os melhores restaurantes de Peniche.

Os Americano’s

Onde comer nas Berlengas
© Os Americano’s

Entre Tapas

Onde comer nas Berlengas
© Entre Tapas

Marisqueira Mirandum

Taberna Do Ganhao

Xakra Beachbar

Tasca do Joe

Restaurante & Cafetaria Nau

Churrasqueira A Caseirinha

Restaurante Nau dos Corvos

Restaurante Prainha



Alojamento em Peniche