Bairro dos Pescadores

Bairro dos Pescadores Berlengas

O Bairro dos Pescadores é a única povoação em todo o Arquipélago das Berlengas.

Localiza-se na encosta sul da chamada Ilha Velha, junto ao ancoradouro, no local onde outrora existiu o Mosteiro da Misericórdia.

O Bairro dos Pescadores era antigamente chamado de Bairro Comandante Andrade Silva.

É neste local onde há um restaurante, um mini-mercado, a Praia da Berlenga Grande, e as casas de banho públicas da ilha.


História do local


Quem?

marinha portuguesa

Mandado construir por Antonio Manuel de Andrade e Silva.

Onde?

ilha velha berlengas

Localiza-se na ilha da Berlenga Grande.

Quando?

bairro pescadores berlengas

A sua actual configuração data de 1940.

O Bairro dos Pescadores foi criado na década de 1940, quando aquele oficial da marinha, então um Primeiro-Tenente desempenhando as funções de Capitão do Porto de Peniche se apaixonou pelas Berlengas.

Andrade Silva mandou ali construir uma casa para si, que ainda hoje se encontra nas mãos da sua família que todos os anos passa o Verão na Berlenga, mas o bairro foi a sua principal criação.

A função primordial da construção do Bairro dos Pescadores era para oferecer uma habitação condigna aos pescadores que até então viviam em buracos em grutas espalhadas pelas rochas. Uma autêntica vida de pescador-troglodita.

O casario do bairro é composto por três fileiras de imóveis, todos construídos segundo o mesmo plano, de um só piso. Ao todo são vinte casas, único núcleo habitacional da Reserva Natural das Berlengas.

Um dos destinos planeados em visitar nas férias e já desejado há demasiado tempo, era o arquipélago das Berlengas. Assim que souberam dos planos da malta do Clube Natura para este passeio apressou-se em ver se existiam vagas e inscreveu-se já mesmo no final. Visitou a Berlenga Grande, esse enorme maciço granítico que é a ilha principal do arquipélago. É dividida em duas partes quase na totalidade por uma falha sísmica que deu origem ao chamado Carreiro dos Cações. A parte menor da ilha por onde começaram a caminhada pela manhã designa-se Ilha Velha e a parte maior onde visitaram a praia do Carreiro do Mosteiro, o Farol Duque de Bragança e o Forte de S. João Baptista designa-se apenas Berlenga.

Mapa




Alojamento em Peniche


Booking.com
Hotel-MH-Peniche