Cabo Carvoeiro em Peniche

O Cabo Carvoeiro, a extremidade mais ocidental da Europa a norte do Cabo da Roca, encontra-se a apenas dois quilómetros e meio do centro de Peniche, podendo portanto caminhar-se facilmente até lá.

Desde que há memória o Cabo Carvoeiro representou  uma ameaça para a navegação, existindo inúmeros casos de navios que se terão despedaçado contra as suas paredes verticais.

Como em tantos outros lugares, existem lendas sombrias que falam de homens que aqui se dedicavam à sinalização contraditória que causava naufrágios que depois eram metodicamente saqueados pelos seus causadores.

A construção do farol, em 1790, terá reduzido a sinistralidade, mas o Carvoeiro terá sempre um papel de destaque na História Trágico-Marítima.

Hoje em dia é um local muito procurado pelos visitantes, que se deslocam ao topo deste promontório, que se eleva a uns 25 metros acima do nível do mar, de onde se pode apreciar o espectacular pôr-do-sol. Os apreciadores de geologia ficarão fascinados com as bizarras formações cársticas que se encontram neste cabo, onde se distingue também a Gruta da Furninha, onde foram encontrados vestígios de ocupação humana na Pré-História.

Categorias Peniche